Releitura do quadro

Marias Lavrandeiras

A marca Marias Lavrandeiras, nasceu em 2011, das mãos e vivências das irmãs gêmeas Paula e Pâmela Grassi, propondo novas possibilidades para o consumo de moda, entendendo que entre quem produz uma peça de vestuário e quem a veste há todo um caminho político, socioeconômico e ambiental que precisa ser repensado. 

A marca se fez firme expondo e comercializando em feiras de economia solidária e criativa em várias cidades do Brasil, cruzando fronteiras brasileiras, chegando à Argentina e ao México.


Roupas que contam histórias

No ateliê das Marias, camisetas, moletons, vestidos e macacões não são apenas roupas, são construções estéticas e sociais, espalhando identidade e transformação mundo afora. Os cortes são pensados para corpos múltiplos e as estampas carregam histórias, especialmente de mulheres, através de frases e rostos.


Estamparia Sustentável

As estampas criadas pelas Marias Lavrandeiras trazem a provocação da necessidade de se pensar um mundo mais humano e justo. O stencil é a técnica de trabalho escolhida por ser artesanal e sustentável,  onde lâminas de raio X usadas são recortadas virando, assim, moldes para pintura.


Marias do Brasil

O nome Marias Lavrandeiras é uma homenagem ao nome da matriarca da família, a mulher que inspirou nas criadoras Paula e Pâmela o trabalho manual e artesanal. Usado no plural remete às tantas Marias que, assim como a mãe das gêmeas, são mulheres sonhadoras e criativas em meio à um cotidiano que por vezes as consomem. Lavrandeiras é sinônimo de costureiras, bordadeiras e deriva da palavra lavrar, um trabalho cuidadoso com a terra.